31 99157 9160 | 99157 2999

A Tocaia

Indicado ao 6º Prêmio Usiminas/Sinparc nas categorias melhor espetáculo, ator, cenário e trilha sonora, sendo Ricardo Batista vencedor na categoria melhor ator de 2008.

“A Tocaia” é uma tragicomédia que se passa no sertão de Minas Gerais no início do século XX. Nas ruínas de uma pedreira abandonada, um jagunço matador, à espera da sua próxima vítima, se depara com acontecimentos, a princípio comuns para o seu cotidiano, que vão tomando proporções que extrapolam a normalidade.

A espera é maior do que o previsto e a partir dela, este homem, aparentemente frio e calculista, revela suas múltiplas personalidades. Chega a ser engraçado com sua fobia a sujeira, meticulosidade extrema e humor quase sempre irônico.

Todo este processo vai, aos poucos, alterando a percepção da realidade deste jagunço. Ele começa a se sentir “estranho”. Tem medo de barulhos de bichos com os quais sempre esteve acostumado, fantasia perigos diante da vítima que está por vir, passa a questionar suas escolhas de vida, tornando-se frágil e inseguro de uma hora para outra. Nesse mundo de possibilidades de seu imaginário, surge a vítima que, para surpresa do jagunço atordoado, não é quem ele espera.

Neste thriller de suspense e aventura, reflexões acerca de um assunto tão delicado (a hoje conhecida Crise de Pânico) são feitas por um jagunço que ignora qualquer explicação a respeito do que está acontecendo consigo. Sente medo diante do novo e a insegurança que toma conta de sua mente o faz afundar em uma confusa rede de ilusão e realidade.